COBOL & Mysql

Exportando dados do ISAM para Mysql.

Para facilitar ainda mais o trabalho de quem quer usufruir os benefícios do banco de dados, usando o EXTMYSQL, foi desenvolvido a rotina EXT2SQL, que tem como finalidade transferir os dados dos arquivos MF para a base de dados do MYSQL.
Tendo satisfeito as etapas anteriores, descritas no tópico "Criando tabela da FD", voce estara apto a migrar todas informações armazenadas nos arquivos MicroFocus, para as tabelas do Mysql.
Uma vez tendo as tabelas definidas de acordo com as regras pré estabelecidas anterioirmente, o EXT2SQL se encarrega de avaliar a estrutura, tomando como base a tabela do MYSQL para fazer a transferencia, ajustando campo a campo com seus respectivos valores, tornando simples, segura e rápida a migração.
Neste ponto, cabe observar que desenvolvendo um simples aplicativo para cada arquivo a ser convertido, pode resultar em tempo de processamento inferior, do que usando EXT2SQL. Isto ocorre porque o EXT2SQL é uma rotina genérica, que atende qualquer arquivo COBOL uma vez tendo sua respectiva tabela definida no MYSQL.

Syntax do comando:

EXT2SQL - retorna descritivo da syntax.
EXT2SQL ARQISAM+@IP@PORTA@USER@PASW@DB@TABEL+999999999

Onde:

Parametro Descrição
ARQISAM Nome do arquivo da base de dados a ser convertida
+ Sinal separador
@IP Informe o IP onde se encontra o servidor MYSQL Ex.: 127.0.0.1 no caso do servidor instalado na própria máquina
@PORTA Dependendo de como foi configurado o servidor MYSQL voce deverá informar a porta de acordo com esta configuração, normalmente servidores MYSQL adotam como padrão o uso da porta "3306"
@USER Informe o usuário para logar no servidor MYSQL
@PASW Informe a senha para o usuario informado acima
@DB Informe banco de dados onde se encontra a tabela definida para este arquivo.
@TABEL Informe o nome da tabela.
+ Sinal separados
999999999 Caso necessário informe a partir de que registro será iniciado a conversão. Não informe caso conversão de todo cadastro.

Antes de converter o arquivo, certifique-se de o mesmo estar em perfeitas condições de uso, caso contrário poderão ocorrer erros imprevisiveis mais adiante, comprometendo a qualidade dos resultados obtidos.
Recomenda-se conferir a integridade do arquivo, usando o comando REBUILD do COBOL MicroFocus, antes de usá-lo como fonte de dados.

Ex.:

EXT2SQL ARQMYS+@127.0.0.1@3306@franco@12345@francodb@arqmys

Ira converter todos registros no arquivo ARQMYS para a tabelaarqmys definida no dabase francodb do Mysql.

EXT2SQL ARQMYS+@127.0.0.1@3306@franco@12345@francodb@arqmys+000000012

Ira converter todos registros no arquivo ARQMYS a partir do 12registro, para a tabela arqmys definida no dabase francodb.

Importante:

Como existe a possibilidade do servidor Mysql, estar configurado para Case sensitive, é fundamental ter o cuidado de sempre informar corretamente nome de tabela, dbase, usuário e senha, dando atenção especial a escrita dos mesmos de forma a corresponder exatamente da forma com que foram cadastrados.

A conversão trata a base de dados de origem como apenas para leitura, não afetando seu conteúdo.

Para excutar EXT2SQL, é importante ter na pasta onde se encontram os programas, ou mapeado no PATH, ou ainda no COBDIR, as DLL´s LIBMYSQL.DLL, EXTMYSQL.DLL, bem como os demais arquivos necessários para RUNTIME.

O servidor MYSQL deve estar devidamente instalado, configurado e rodando.

Franco Stringari Pudler, email franco@imediata.com.br